Criadores de conteúdo no Twitch, Instagram e TikTok juntos aos SAG-AFTRA!

ANÚNCIO

Os streamers do Twitch, os influenciadores do Instagram e os TikTokers acabaram de ganhar um aliado potencialmente muito poderoso! The Screen Actors Guild – Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio, também conhecida como SAG-AFTRA, um dos sindicatos mais poderosos de Hollywood. Em breve, os influenciadores que criam conteúdo de marca poderão se qualificar para os benefícios sindicais.

Falando ao Backstage, um representante da SAG-AFTRA explicou que o novo acordo designará oficialmente “conteúdo de marca gerado por influenciador” como publicidade. Isso significa que os influenciadores que o criaram se qualificarão para oportunidades de ganhar renda sindical, bem como benefícios de saúde e pensão.

Influenciadores e o sindicato SAG-AFTRA.

Notavelmente, isso só se estenderá a anúncios em vídeo – não a imagens estáticas. Entretanto, os vídeos podem ser tão breves quanto uma história do Instagram ou um TikTok. O conteúdo também deve ser postado nos canais de mídia social do criador, portanto, aparecer em comerciais de uma empresa não se enquadra nos termos deste contrato! (a SAG-AFTRA tem um contrato separado para comerciais).

Anteriormente, SAG-AFTRA estendeu proteções para alguns negócios de marca do YouTube, mas o novo acordo abrangerá basicamente todas as plataformas! Twitch, Instagram, TikTok, Facebook e assim por diante. Em uma declaração ao Backstage, a presidente do SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris, disse que o objetivo é “apoiar o SAG- atual e membros futuro da AFTRA neste espaço e para que eles possam acessar os benefícios da cobertura sindical.”

Por um lado, isso representa um grande passo em direção à sindicalização dos criadores de conteúdo, o que seria uma coisa inequivocamente boa! Afinal, é dadas as exaustivas plataformas de horários de trabalho sutilmente os pressionam, assim como as inúmeras agências, firmas, e grupos que procuram tirar proveito deles. Imagine o impacto, digamos, que um ataque de streamer de topo poderia ter no Twitch, que recentemente parecia determinado a tomar decisões hostis a streamer apesar da oposição vocal. Ah, e saúde é boa! Todos deveriam ter!

ANÚNCIO

Limitados?

Por outro lado, alguns dentro e ao redor do Influence-O-Sphere já expressou ceticismo, observando, entre outras coisas, que o suporte de saúde SAG-AFTRA não tem sido historicamente muito bom, e o sindicato também impõe limites aos membros das empresas de produção, o que pode ser especialmente problemático para os criadores de conteúdo, visto que operam em um espaço muito diferente das estrelas de Hollywood.

Alguns criadores estão preocupados com situações hipotéticas em que, digamos, eles querem colaborar com um YouTuber ou streamer específico, apenas para descobrir que eles não são filiados a um sindicato, acabando com todo o acordo. E claro, os membros do sindicato têm que pagar taxas, o que pode representar uma grande barreira de entrada para criadores menores que já trabalham diariamente para sobreviver.

Dito isso, SAG-AFTRA não forneceu detalhes exatos sobre essas frentes, o que significa que a maioria das preocupações são especulações neste momento. O sindicato pretende fornecer mais detalhes “em uma data futura”.

Enfim, seria essa um reconhecimento que influenciadores merecem? Algo bom, ou ruim? Afinal, tudo tem prós e contras. Mas, somente o tempo irar nos dizer, e até lá, você pode conferir isso e muito mais com a gente, no News Geek.

ANÚNCIO

Thalisson Gabriel

Estudante de Analise e desenvolvimento de Software, além de curtir umas paradas nerd, escrevo para o News Geek, e também para alguns outros sites, que pertencem ao Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo