A gigante empresa Facebook acaba de crescer mais ainda, após o Facebook compra Giphy. Com um valor não anunciado, o facebook adquiriu nessa sexta feira, dia 15 de Maio, o popular site de bibliotecas de Gifs, embora não tenha sido anunciado o valor da compra, estima-se que a compra foi avaliada em 400 milhões de Dólares.
Com a nova aquisição, a empresa Facebook, vai integrar o serviço ao Instagram. Que de acordo com o Facebook, cerca de 50% do tráfego no site da Giphy era proveniente de aplicações suas, e 50% delas eram provenientes do Instagram.
Facebook compra a Giphy para combater rival? (TikTok)
Um das intenções do Facebook ao comprar a Giphy, pode ser a de turbinar as suas redes. Uma vez que o TikTok, rede social chinesa, vem crescendo de forma exponencial, contando com mais de 2 bilhões de downloads. Como o Facebook não pode comprar a rival, assim como a Disney vem fazendo, e como a própria já fez tanto com o Instagram quanto com o WhatsApp.
Assim ao Facebook comprar a Giphy, seria uma maneira de tornar suas aplicações mais competitivas com o rival. Da mesma forma que fez contra o Snapchat, ao adicionar funcionalidades em suas redes a fim de competir com a rival.
Vezes em que Facebook “copiou” rivais
Stories do Instagram x Snapchat
Talvez a mais conhecida jogada do Facebook, com a super popularidade do Snapchat, o Instagram copiou na cara dura o Snap, chamando no Instagram de Stories. Não é pra tanto que o Instagram é a rede social que mais incorpora ideias de outras redes. além do Instagram, a funcionalidade também foi parar no WhatsApp e mais tarde no Facebook.
Masquerade x filtros de edição do Snapchat
Outra vez no rival Snapchat, dessa vez foi a copia dos filtros. O Masquerade é um app da Facebook, que “brinca” e cria vídeos com efeitos e mascaras no rosto do usuário. Mas, embora tenha mais filtros disponíveis que o rival, a concorrência ainda ganha no quesito qualidade.
Facebook Namoro x Tinder
Esse funciona exatamente dentro do app da rede social facebook, e bom não precisa explicar muito. Embora existam bastante diferenças de como ocorre o processo e principalmente visual, a ideia por trás é a mesma.
Facebook Watch x Youtube
Quem nunca se pegou assistindo um vídeo no Facebook, e quando percebeu ja assistiu uns 10 no Watch? Pois bem a plataforma do Facebook, é como uma espécie de seu Youtube. Mas para concorrer com a Youtube não é fácil. Varias diferenças de privacidade, pesquisa e também de quantidade de conteúdo disponível, além da qualidade e também duração. Como o conteúdo vem dos usuários da rede, depende do compartilhamento não ser feito de forma priva, além do costume de geralmente serem vídeos curtos (a média de duração de vídeos do Youtube é de 10min).
Confira também: