Quase uma semana após seu lançamento, Doutor Estranho 2 ainda domina as manchetes e todos os sites de mídia social do multiverso. Embora o consenso geral de críticos e fãs tenha sido um pouco misto, isso não impediu que fosse um sucesso de bilheteria. À medida que a Marvel continua a expandir seu Universo Cinematográfico, o primeiro grande a exibição de tela para 2022 conseguiu obter mais de 60 exibições em uma única sala de cinema.
Em seu fim de semana de estreia, o AMC Empire 25 de Nova York foi o lar de exibições em massa de Doutor Estranho 2. Na quinta-feira, os horários dos shows foram executados de ponta a ponta ao longo de 12 horas, segundo a Variety. Mas não foi o único teatro onde a Disney comandou todas as telas disponíveis.
Outros lançamentos teatrais foram deixados de lado com horários de exibição limitados por três dias (ou 72 horas), já que os cinemas de costa a costa dedicaram suas locações ao Feiticeiro Supremo. Doutor Estranho 2 foi exibido em 4.534 cinemas durante o fim de semana, tornando-se o sétimo maior lançamento da história do escritório dos Estados Unidos.
A tendência da Marvel com Doutor Estranho 2.
Essa tendência não é exclusiva dos cinemas locais. A Marvel é popular em todos os cantos do mundo, com fãs correndo para ver seus heróis favoritos em ação antes que as histórias sejam inevitavelmente estragadas online. Os expositores ficam mais do que felizes em atender a essa demanda, deixando de lado a maioria de suas telas. Por sua vez, esse tipo de saturação permite que esses filmes atinjam números exorbitantes no fim de semana de estreia.
Em 10 de maio, Doutor Estranho 2 arrecadou US$ 201 milhões na América do Norte e US$ 278,1 milhões em outros territórios, totalizando US$ 479,1 milhões em todo o mundo, de acordo com dados do The Numbers. No entanto, apenas alguns blockbusters recebem esse tipo de tratamento especial. Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: No Way Home receberam lançamentos semelhantes, dominando as telas em todos os cinemas. Os multiplexes foram mantidos abertos durante a noite até o início da manhã para atender à alta demanda.
De acordo com a Variety, esses lançamentos da Marvel ainda são fortes como o maior e o segundo maior fim de semana de estreia na história das bilheterias domésticas. E parece que essa estratégia única valeu a pena mais uma vez para Doutor Estranho 2. Ter várias exibições do lançamento provavelmente mais popular de 2022 até agora parece uma vitória para os fãs e para o estúdio. Mas filmes menores sofrem um grande impacto financeiro quando isso acontece.
Filmes menores impactados pelos lançamentos Marvel
Por exemplo, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” se saiu bem com sua palavra de estratégia em marketing bucal. Ele ainda conseguiu ganhar impressionantes US $ 41 milhões no processo. Mas este filme começou a ganhar força em sua sétima semana de lançamento, que acidentalmente encontrou Doutor Estranho 2. Como resultado, o filme de Michelle Yeoh perdeu quase um terço de suas telas. Enquanto a maioria dos filmes começa a ver um declínio nas vendas de ingressos depois de tanto tempo, o filme da Marvel deu um empurrão para o lado.
Por esse motivo, os filmes independentes sempre tentaram ficar longe de lançamentos de sucesso de estúdio como Doutor Estranho 2. De acordo com Jeff Bock, analista de bilheteria do Exhibitor Relations, os distribuidores terão como objetivo datas de lançamento muito fora do raio dos filmes de sustentação. Porque todo mundo sabe que a maioria dos cinemas será dedicada a esses filmes por duas a três semanas. Embora possa parecer um pouco injusto, os grandes estúdios têm vantagem ao negociar lançamentos nos cinemas. Essa é apenas a natureza do negócio do cinema. E maior frequência significa mais vendas de lanches, que é a principal fonte de renda que mantém os cinemas vivos.
Leia Também: